sexta-feira, 18 de março de 2011

Retiro quaresmal: Reconciliação, fonte de Vida Nova

Leitura bíblica: Mateus 5, 20-26.

Se todos buscassem viver o perdão, a reconciliação tudo seria diferente. O ser humano perde tanto tempo planejando a vingança, ódio que o afasta da verdadeira fraternidade.

Pe. Victor passou por muitas dificuldades devido a sua condição racial. Foi vitima do preconceito antes de sua entrada para o seminário, durante o tempo de formação e após ter se tornado sacerdote. Desconhecemos que alguma vez durante a sua vida houve de sua parte uma tentativa de vingança para com as pessoas que o discriminaram. Ao contrário, por exemplo: quando o seu mestre alfaiate o criticou por querer seguir a carreira eclesiástica ele silenciou o coração e no tempo de formação quando os seus companheiros o mandavam limpar as suas “botas” (na época serviço próprio de escravos) ele o fazia sem reclamar.

Diante de todas estas coisas Pe. Victor testemunhou o perdão e no exercício do Ministério Sacerdotal ficava horas e horas no confessionário atendendo confissões sempre orientando o Povo de Deus para uma vida de santidade.

Compromisso: Anotar os nomes das pessoas que você ainda não consegue amar. Principalmente se tiver mágoas, ressentimentos e falta de perdão com relação a elas. Após anotar colocar tais nomes na caixinha de Graças aos pés do Quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na missa dominical, dia 20 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário