domingo, 13 de março de 2011

RETIRO ESPIRITUAL DA QUARESMA 2011

Filhos e Filhas,

Mais uma vez nos colocamos em atitude de conversão neste tempo quaresmal. Durante a Quaresma seremos convidados a experimentarmos na força da Palavra de Deus uma Vida Nova.

Vida Nova que cresce em nós quando nos deixamos guiar pela presença do Mestre Jesus. Se com Ele morremos para o pecado, ou seja, se somos sepultados para o pecado, com Ele ressurgiremos para a Vida.

Preparei com muito carinho algumas orientações para a sua caminhada nesta quaresma. Neste ano pensei no tema: Vida Nova no Amor do Mestre Jesus!.

O Retiro quaresmal é um caminho que realizamos por meio da oração, da escuta amorosa da Palavra de Deus. É tempo de experimentar a Luz de Deus e assumir compromisso com toda a grandeza da graça que o Senhor nos oferece.

Pe. Vânis Vieira da Cunha

Dinâmica do Retiro

1- Escolher um horário e lugar que proporcione a oração. Desligue-se de tudo (celular principalmente) e procure silenciar o coração para poder sentir a presença de Deus.

2- Para tal, é muito importante a fidelidade, ou seja, esforço. Todos nós, hoje em dia, temos muito que fazer. Depende de cada um organizar e convencer de que o tempo é a condição fundamental para a oração acontecer.

3- O momento de oração deve ser iniciado com o Sinal da Cruz e a invocação do Espírito Santo.

4- Para cada dia temos uma sugestão de reflexão na Palavra de Deus e a partir dela podemos confrontar a nossa vida. Por isso, a Bíblia é fundamental para o retiro.

5- Também em alguns dias será pedido um compromisso, ou seja, uma atitude concreta.

6- Ao terminar o seu momento de oração é recomendado anotar os pontos que mais chamaram atenção e encerrar agradecendo a Deus com um Pai Nosso e Ave Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário